Auxiliando uma criança com dificuldades de aprendizagem à superação das mesmas estaremos conduzindo-a à sua própria autonomia, sem a qual, ninguém tem uma vida digna. Todos têm capacidades que apenas precisam de incentivo e dos métodos certos para desenvolvê-las. O ritmo de crescimento e desenvolvimento das crianças pode ser diferente, como também suas capacidades não serem as mesmas das outras crianças. Como levá-las à autonomia? Encontrando as qualidades nas quais elas se destacam e se realizam, acreditando no crescimento e potencial de cada uma, indiferente de seus limites.
Criado pela Fraternidade Mãe do Santíssimo Sacramento, o Projeto Dignidade a Todos consiste na criação de espaços de assessoramento para crianças e adolescentes com dificuldade de aprendizagem. É realizado o atendimento Neuropsicopedagógico, com avaliações a fim de identificar e executar as intervenções que se reconhecerem necessárias, concluindo-se com um relatório de todo trabalho realizado, contendo a indicação de encaminhamento aos devidos profissionais da área da saúde e da educação quando identificada a necessidade. Durante o processo é prestada assessoria às suas famílias, de modo a obter sua fundamental participação na formação e tratamentos aos quais as crianças/adolescentes necessitarem. De acordo com a necessidade específica de cada criança, é ministrado o acompanhamento com professora AEE (Atendimento Educacional Especializado).
Ainda dentro desse projeto programa-se:
– proporcionar um local para crianças e adolescentes num “segundo turno escolar”, com reforço escolar, atividades lúdico/terapêuticas como aulas de música, oficinas de teatro, que propiciem um pleno desenvolvimento físico, intelectual, psicológico e social de cada criança/adolescente assistido;
– iniciar o atendimento a mães (e/ou familiares/responsáveis) com oficinas artesanais para os familiares e/ou as crianças/adolescentes que desejarem, propiciando assim a geração de alguma renda para a família.